CBE do 3º trimestre de 2020 terá seu prazo finalizado em 05 de dezembro.

CBE do 3º trimestre de 2020 terá seu prazo finalizado em 05 de dezembro.

6 de novembro de 2020

 

O Censo Trimestral de Capitais Brasileiros no Exterior (referente à data-base de 30 de setembro de 2020), teve seu prazo iniciado no dia 31 de outubro de 2020.

A prestação da declaração do CBE Trimestral é obrigatória para as pessoas físicas ou jurídicas que possuíam naquela data-base ativos, bens, direitos ou valores no exterior ou contra domiciliados no exterior, cujo somatório era igual ou superior a US$ 100 milhões, ou valor equivalente em outras moedas.
Para que não estejam sujeitas à multa do BACEN, as empresas ou pessoas físicas obrigadas ao CBE Trimestral com data-base 30/09/2020 deverão prestar a declaração até as 18h do próximo dia 05 de dezembro.
É muito importante ressaltar que nesta obrigação acessória devem ser considerados, dentre outros ativos e direitos, os créditos comerciais detidos pelo declarante nacional contra domiciliados no exterior. São considerados créditos comerciais os seguintes critérios:
a) Importador residente no Brasil efetua o pagamento ao exportador não residente, que assume o compromisso de, no futuro, entregar o bem ou serviço (adiantamento de compras). Implica saída de recursos financeiros do País e é um ativo externo recebível em bens ou serviços;
b) Exportador residente no Brasil envia o bem ou presta o serviço ao importador não residente, que assume o compromisso de, no futuro, efetuar o pagamento devido (exportações a receber). Não implica saída de recursos financeiros do País e é um ativo externo exigível em moeda.
A Number One Consultores tem o prazer em auxiliá-lo no preenchimento e envio das informações ao Banco Central do Brasil.
Não deixe para o último dia!
Entre em contato conosco pelos telefones (21) 3983-1001 ou 3983-1000 opção 4 :: (11) 3371-2100 ou envie e-mail para consultores.rde@number.com.br